top of page

O uso apropriado das palavras

  • 17 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Quando iniciamos um discurso, vemos parâmetros pré-existentes formados para comparar e compreender a mensagem. Só se deve aceitar tais parâmetros quando o conhecemos bem, senão não poderemos persistir fundamentados em algo que desconhecemos e alheios ao porvir.

Também é preciso saber distinguir conhecimento de diálogos pré-formatados e momentos idealizados, pré-concebidos.

ferir-se ou reconstruir-se com palavras é uma vivência íntima, pessoal, que requer a experiência de cada um. Não se deve exigir que outro se alegre ou se entristeça, se toque ou se enalteça, ou seja indiferente à determinada palavra ou texto. Cada um terá sua experiência íntima. Não cobre ou julgue as pessoas por achar que elas têm maior ou menor entendimento de determinadas palavras escritas, faladas, cantadas ou recitadas.

Guarde o que te toca. Aprenda com o que te edifica, mude com o que te ensina. Aja com as palavras que te movem. Quais palavras te movem? Compreenda-as e siga novas trilhas. Ande por novos caminhos direcionados por palavras alinhadas uma pós outra, conduzindo um discurso como um trem num trilho seguro, que parte do conhecido, mesmo que inconstante, mas segue trilhando, cruzando, alinhando sentidos e tudo fará sentido.

Use os parâmetros do trem, que para na estação, silencioso. Espera seu tempo ouvindo, quieto, depois segue, sabendo para onde vai. Se não parasse cauteloso e apenas seguisse "falando", seguiria um sentido, mas não teria sentido em seguir. Outras pausas virão, e imprevisto. Descarrilamento, confusão nos vagões, mas sempre há um ponto de partida e uma perspectiva de chegada.


Assim é um discurso: ponto de partida, perspectiva de chegada e pausas silenciosas.

Dialogue com sua vida. Dialogue com as paisagens, dialogue consigo mesmo, dialogue com Deus.

De onde você parte? Onde quer chegar? Pergunte-se sempre. Se não houver resposta, este é o primeiro ponto de partida, encontrá-la. Siga com Deus.

 
 
 

Comments


  • alt.text.label.Instagram

©2022 por Vozes Espirituais. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page