Para entender o amor nos desconhecidos
- 4 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Como entender o amor nos desconhecidos? Falamos em amor ao próximo, mas esquecemos que o Cristo nos disse “Amai vossos inimigos”. Eis um caminho doloroso, precioso e persistente que devemos treinar diariamente.

Primeiramente vamos aqui compreender o que sempre trazemos em nossas mensagens: o amor aqui na Terra ainda é relativo. Mesmo sabendo que há amor pleno e leis imutáveis, que são Deus, daqui partiremos com a perspectiva de um olhar mais humano, no sentido de ser um olhar mais limitado. Falando para seres humanos, usaremos linguagens humanas.
Um desconhecido, em princípio, não é um amigo ou inimigo. É um irmão nos elos divinos de respeito, vida e fonte de energias sagradas, mas como dissemos, sigamos com a linguagem dos homens, este desconhecido não seria amigo ou inimigo. O que fazes por ele? O que sentes por ele? O que esperas dele? Ficarias surpreso se te fizesse o mal? Ou o bem? A indiferença deste seria o suficiente para ti? O quanto de surpresas ou expectativas crias aos outros? Ao sair na rua, para onde quer que vás, pensas sobre teu próximo ao redor?

Agora mudemos a perspectiva. Pense em ti como próximo desconhecido do outro. Agora faça as perguntas. O que ele pode esperar de ti? O que ele deve querer de ti? O que pode ter de ti? O que podes dar, fazer, ser enquanto próximo desconhecido do outro? Dai aos outros o que quereis que os outros te deem. Lembre-se disso. Tua indiferença é suficiente para tais pessoas? Elas podem se surpreender com um ato teu de negligência, desprezo, arrogância, maldade, bondade, carinho, gentileza? Como gostarias de surpreender alguém? Como gostarias que fosse a tua surpresa num dia comum ao sair de casa e passar por tantos desconhecidos? Este treino amoroso começa em ti.
O que eles vão pensar? Não se sabe. Não se sabe o que esperam ou o que querem. Não se sabe se a indiferença é suficiente para tal e qual pessoa, mas as perguntas e as respostas são para ti.

Reflita sobre elas e saberás como amar um desconhecido. Muitas vezes estarás amando um inimigo, tenha certeza disso. Siga em paz, comece o treino. Siga com o Cristo em ti!
Comments